O Teatro Flexível apresenta seu mais novo material didático: o Caderno Somático. Fruto de pesquisa desenvolvida pelo acadêmico do Curso de Licenciatura em Teatro Filipe Cardoso, o Caderno apresenta oito práticas corporais que podem estimular observações das estruturas corporais, possibilitando uma respiração mais consciente, um movimento mais generoso e um deslocar mais suave, uma análise de nossos territórios, aguçando nossos sentidos para os espaços que ocupamos, nos voltando para constantes reflexões sobre/em nosso próprio templo: nossa casa, nosso corpo.

O material foi desenvolvido como parte dos estudos do Projeto Procedimentos e práticas de colaboração artística horizontal: corpos, repertórios e saberes, contando com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ações Afirmativas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC- AF/CNPq) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O Caderno Somático foi afetuosamente desenvolvido por Amanda Pedrotti, Filipe Cardoso e Marcia Berselli. Buscando apresentar práticas menos restritivas, com um conteúdo mais acessível e em um formato mais acessível. Reforçamos nosso entendimento de que a acessibilidade não depende de uma fórmula. Ela se concretiza a partir da relação com cada grupo específico com o qual desenvolvemos as propostas. Assim, esperamos que o material deste caderno não seja tomado como um manual rígido e garantidor de práticas acessíveis. Esperamos que ele desperte em quem o acessar o desejo por uma abordagem menos restritiva, assim como o interesse de reinventar as pistas apresentadas na direção de uma prática corporal mais acessível.

#descreviparavocê – descrição da imagem que abre o post:

O card tem fundo verde mar. Centralizado, em caixa alta e na cor azul escuro, lemos em fonte de linhas finas “CADERNO SOMÁTICO”.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content