Já estamos em uma nova semana, e temos a alegria de compartilhar contigo esse espaço virtual que, de alguma forma, nos conecta. Nossa prática de hoje traz duas imagens fortes: o fogo e a fênix. O calor que aquece e também pode queimar. A destruição que pode nos levar a renascer. De quantas formas renasce o corpo? E a chama dentro de ti, do que depende pra se manter acesa?
Relembro que a Oficina de teatro para pessoas com e sem deficiência ocorre semanalmente em dois formatos: em uma semana fazemos a oficina de modo síncrono através da plataforma G Meet. E na semana seguinte disponibilizamos materiais para que tu possas fazer as práticas cênicas na tua casa, em qualquer horário. As oficinas em modo síncrono acontecem das 19:00 às 20:00 horas.
Neste link tu podes acessar as práticas disponibilizadas nas semanas anteriores. Tu podes repetir uma das propostas sempre que tiver interesse, basta retornar ao site ou então fazer o download do material e acessar de onde estiver a qualquer tempo.
Para a prática desta semana tu podes acessar o material em dois formatos: áudio e descrição escrita (a descrição escrita é apresentada em pdf apenas com texto, pdf com arte gráfica e imagem com arte gráfica). O conteúdo é o mesmo em todos os formatos, e tu podes acessar o material no formato que for mais acessível para ti e de acordo com os leitores de texto que tu utilizas. Se nenhum dos formatos for acessível para ti, nos envie uma mensagem para que possamos buscar uma forma de ampliar o acesso aos materiais.
O material dessa semana é o Cardápio Somático – Fogo, incêndio, contaminação, brasa, calor, chama, vulcão, fogueira organizado pela nossa colaboradora Amanda Pedrotti contando com o suporte do Filipe Cardoso. A Amanda é acadêmica do último ano do curso de Licenciatura em Teatro, é artista da cena, bailarina e pesquisadora e desenvolve pesquisas sobre as abordagens somáticas do movimento e a acessibilidade. O Filipe também é acadêmico do curso de Licenciatura em Teatro e está no quinto semestre, é artista, e se autodenomina criador-criatura. É bacharel em Design pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Desde 2019 atua em práticas que visam processos colaborativos e a ampliação das artes cênicas para pessoas com e sem deficiência e no momento investe em experimentos performáticos com objetos do cotidiano, além de investigações sobre o corpo performativo a partir das abordagens somáticas do movimento.
Após realizar as propostas tu podes nos escrever através do contato@teatroflexivel.com.br e compartilhar tuas percepções. Ou, tu podes deixar um comentário aqui no site, basta ir rolando a tela até chegar na base da página. Será um prazer contar com tua colaboração através do teu relato sobre a prática.
Na próxima terça-feira, 19:00 horas, tu podes nos encontrar através da plataforma G Meet para desenvolvermos juntos as práticas. Faça a inscrição clicando aqui.
Lembrando que todas as atividades são gratuitas.
As oficinas contam com apoio ODH/PRE/UFSM, FIEX/CAL/PRE/UFSM, PIBIC/CNPq e PIBIC-AF/CNPq.
#descrevipravocê:
descrição da imagem que abre o post:
A fotografia mostra ao fundo uma tela vermelha, a partir de uma projeção de luz. Ao redor, há um recorte em preto, como que fazendo uma moldura. Uma pessoa em uma cadeira de rodas está na lateral esquerda da imagem, e o efeito da luz projetada gera uma sobra ao fundo, sobre a luz vermelha. Com isso, há uma sombra preta da pessoa em tamanho ampliado. Na sombra não é possível ver a cabeça da pessoa. Há uma espécie de vara em seu ombro, que é mais visível na sombra do que ao olharmos para o corpo da pessoa. A luz vermelha contamina todo o ambiente, e o chão adquire cores, da esquerda para a direita, de um vermelho mais vivo até o escuro. Fim da descrição.
descrição da imagem do cardápio:
Há cinco cards com fundo desfocado, com as cores roxo, laranja e azul escuro. Em primeiro plano, a silhueta de tocha em chamas amareladas. Na parte superior central do card de apresentação, está escrito o título do Cardápio Somático “Teatro Flexível em: Fogo, incêndio, contaminação, brasa, calor, chama, vulcão, fogueira”, com fonte de imprensa em caixa alta, na cor branca. Na parte inferior central, há o nome da pessoa que construiu o Cardápio Somático: Fogo, incêndio, contaminação, brasa, calor, chama, vulcão, fogueira. Sendo em letra de imprensa, em caixa alta, na cor branca, lemos: AMANDA PEDROTTI. No segundo card, na parte superior direita, em letra de imprensa, em caixa alta, na cor amarela, há uma citação: “‘Tenho alguns incêndios particulares neste corpo que arde à combustão’(ANA MOURA)”. A seguir, logo abaixo, está o título de um dos capítulos do Cardápio Somático em letra de imprensa, em caixa alta, na cor amarela. Com a mesma formatação, também são escritos os títulos dos outros capítulos seguidos de seus respectivos textos de orientação para as práticas. Estes são escritos em letra de imprensa, em caixa alta, na cor branca. Os capítulos estão dispostos no segundo, terceiro, quarto e quinto card, sendo que o terceiro e quarto capítulos estão juntos no quarto card. Fim da descrição.
0 comentário