GUIAS – MATERIAIS DIDÁTICOS
Caderno Abordagens acessíveis de criação cênica: caderno de exercícios, jogos e propostas de composição – O caderno apresenta 15 propostas cênicas, entre exercícios, jogos e procedimentos de composição. O material foi produzido pelo Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).
Podcast Teatro Flexível: abordagens corporais – Um podcast entre percepções e experimentações performáticas. Aqui você encontrará práticas de criação menos restritivas para que se sinta confortável e estimulada a criar, a partir dos próprios movimentos e com recursos que pode ter em casa. A ideia é que você inspire e expire, perceba a si, o espaço e os objetos, convidando que a criatividade se faça presente nas explorações. Esse podcast é uma produção do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq). Esperamos que você aprecie experimentar conosco.
Caderno Somático II – Cápsulas performáticas – O segundo caderno somático apresenta uma cartela com 10 propostas-doses de práticas corporais e performáticas desenvolvidas ao longo do ano de 2021. Foi desenvolvido com esmero e carinho pela Flavia Grützmacher, pelo Filipe Cardoso e pela Marcia Berselli. Para o desenvolvimento da pesquisa que resultou nestes materiais, contamos com o apoio do Observatório de Direitos Humanos (ODH), do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX-CAL) da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas – PIBIC AF/CNPq.
Caderno Somático – O Caderno Somático foi afetuosamente desenvolvido por Amanda Pedrotti, Filipe Cardoso e Marcia Berselli. Fruto de pesquisa desenvolvida pelo acadêmico do Curso de Licenciatura em Teatro Filipe Cardoso, o Caderno apresenta oito práticas corporais. O material foi desenvolvido como parte dos estudos do Projeto Procedimentos e práticas de colaboração artística horizontal: corpos, repertórios e saberes, contando com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ações Afirmativas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC- AF/CNPq) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Guia de práticas cênicas acessíveis – O Guia foi desenvolvido pela estudante do curso de Licenciatura em Teatro Flavia Grützmacher dos Santos, com a orientação da Profa. Marcia Berselli. A pesquisa para desenvolvimento do Guia contou, diretamente, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). No Guia você encontrará 13 práticas, com a apresentação da descrição, bem como das competências desenvolvidas, espaço e tempo necessários e número médio de participantes.
Estratégias para uma aula de teatro acessível – O grupo de pesquisa Teatro Flexível apresenta um compilado de estratégias que podem ser utilizadas no intuito de promover aulas de teatro mais acessíveis. No material, desenvolvido por Giovanna Lemos, são apresentadas oito fichas, contendo estratégias que podem orientar as pessoas que estarão facilitando práticas cênicas. A pesquisa que resultou neste guia contou com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Jogos e exercícios teatrais em ambiente virtual: a comédia e o autobiográfico como recurso no desenvolvimento de práticas cênicas – este é um guia desenvolvido por Evandro Luft e Marcia Berselli a partir da experiência vivenciada com a Oficina de teatro virtual que foi parte do Projeto de Extensão Teatro e Comunidade: relações com o patrimônio natural e cultural de Caçapava do Sul. O material apresenta exercícios de abordagem corporal, além de jogos adaptados para serem desenvolvidos em contexto remoto, em modo síncrono e assíncrono. São destacados no material os eixos do teatro autobiográfico e da comédia, com uma especial atenção à valorização das trajetórias de cada participante. O guia foi desenvolvido com apoio do Programa de Extensão Geoparque Aspirante Unesco da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Teatro Flexível em Cardápio Somático – este é um Guia que apresenta nove cardápios somáticos. O Guia é de autoria de Amanda Pedrotti, Filipe Cardoso e Marcia Berselli, e foi desenvolvido no ano de 2020 por meio do Programa de Extensão Práticas cênicas, escola e acessibilidade, e do projeto de extensão “Oficinas de teatro para pessoas com e sem deficiência”. Os nove cardápios apresentam a descrição de propostas de abordagens somáticas do movimento. O Guia foi desenvolvido com apoio PRE/CAL/UFSM por meio do Edital Fiex e do ODH/PRE/UFSM.
Isso não é teatro: guia de experimentos cênicos em ambiente virtual é um material didático desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Teatro Flexível no ano de 2020. O Guia é de autoria de Mateus Fazzioni e Marcia Berselli, e foi desenvolvido com apoio do Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIPE ARD/CAL) da UFSM. Clicando no link você encontra o Guia completo para download, em duas versões em pdf, uma em formato de imagem e a outra contando apenas com o texto.
Teatro Flexível: guia para o desenvolvimento de oficinas de teatro e dança com alunos surdos, clicando no link você encontra o Guia completo para download, com fichas de jogos e exercícios, além da estrutura das aulas e algumas reflexões a respeito de nosso trabalho. O Guia é de autoria de Marcia Berselli, Sergio Lulkin e Jonas Ferrari.
Aqui há novas fichas com a descrição de outros jogos e exercícios.
Nos materiais didáticos disponibilizados aqui no site, apresentamos propostas de exercícios e jogos, abordagens corporais e proposições de composição. Os ajustamentos e reorganizações de cada proposta se relacionam aos grupos específicos de participantes. Assim como uma criação cênica, as propostas de jogos e exercícios são mecanismos vivos, sempre passíveis às mais variadas modificações de acordo com as situações e contextos em que serão propostas.
0 comentário