O projeto de pesquisa Procedimentos e práticas de colaboração artística horizontal: corpos, repertórios e saberes, vinculado ao Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM), tem suas atividades práticas acontecendo desde o início de 2017, com um grupo formado por pessoas com e sem deficiência,  com e sem vínculo profissional ao campo das artes cênicas. A composição do grupo já aponta para um dos principais norteadores do trabalho, qual seja a flexibilização de hierarquias: de corpos, de saberes, de funções.

Desde o início do projeto, o coletivo vem desenvolvendo experimentações cênicas com as funções da encenação, design de cena, atuação e expectação. Desde 2016 o grupo investiga aspectos centrais do processo de criação, tendo destaque procedimentos e práticas de criação em uma abordagem teórica (no ano de 2016), seguida de articulação teoria-prática tendo como centro de gravidade a atuação (no ano de 2017), a encenação (no ano de 2018) e o design de cena (no ano 2019). Em 2020 são os modos de operar do facilitador do processo de criação que estão em foco.

Composição Crianças – Fonte: acervo do grupo de pesquisa

Os encontros práticos acontecem semanalmente, com duração de três horas. Como abordagem metodológica utilizamos as seguintes estratégias de criação: Cycles Repère, proposta de criação cíclica desenvolvida por Jacques Lessard; Contato improvisação, desenvolvido por Steve Paxton; Scores, desenvolvidos por Anna Halprin; e Funções flutuantes, estratégia criativo-pedagógica desenvolvida por Marcia Berselli e Natália Soldera.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content