O Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq) apresenta um novo material didático desenvolvido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O caderno Abordagens acessíveis de criação cênica: caderno de exercícios, jogos e propostas de composição apresenta 15 propostas cênicas, entre exercícios, jogos e procedimentos de composição. Com o objetivo de fornecer práticas acessíveis, a descrição de cada proposta busca destacar indicações que ofereçam a possibilidade de uso em grupos de variadas características. O material foi produzido pelo Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq) a partir das pesquisas e atividades extensionistas desenvolvidas nos últimos anos. O conteúdo advém da articulação entre as práticas vivenciadas e os estudos teóricos, com atenção a uma linguagem acessível e direta.
A partir de pesquisa acadêmica, vinculada à prática extensionista, todas as propostas aqui apresentadas foram previamente exploradas pelo Teatro Flexível. Enquanto categorias, há exercícios, jogos e propostas de composição cênica. Começamos apresentando os exercícios e finalizamos com as propostas de composição. Cada proposta é apresentada com uma descrição, seguida de algumas dicas e finalizando com informações relativas ao espaço necessário à prática e tempo médio de duração.
Em nossa busca pela acessibilidade no conteúdo e no formato do material, cada proposta conta com três formatos: a descrição escrita, a descrição em aúdio e o vídeo com a tradução em Libras.
Costumamos reforçar que não se trata de um manual rígido ou um livro com propostas fechadas. Não nos parece possível que uma única forma de desenvolvimento das propostas seja acessível a todas as pessoas. Contamos com você, que agora acessa este material, para efetivar uma abordagem acessível das práticas aqui apresentadas.
O desenvolvimento deste material contou com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) através do EDITAL FAPERGS 10/2020 – AUXÍLIO RECÉM-DOUTOR – ARD.
0 comentário